segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Arabia,música arábe!

Música Arábe


Olá meninas!!!
Agora vou falar um novo post repleto,  sobre as músicas arábes!!!


-A música árabe é a música dos países árabes , que têm em comum a língua árabe e Islã . Incluídos nesta categoria de gêneros clássicos , populares , secular e religioso . Música árabe tem estado em contacto com organizações de outras músicas, como o persa , o turco , o índio , o berbere , o suaíli , o andaluz e europeu . Como em outras áreas da ciência ou das artes, os muçulmanos traduzido do grego para o árabe os antigos tratados de teoria musical , e assimilou os princípios de sistemas de Enarmonia, cromática e diatônica ... 

-INSTRUMENTOS MUSICAIS 
Os instrumentos musicais utilizados na música árabe são: Arghul , bendir , os pratos , darbuka , alaúde árabe , Mazhar , mijwiz , mizwad , ney , a rabeca , Riq , o tambor de vidro e zurna. 



-Os povos árabes preservaram e traduziram não só os manuscritos da Filosofia Grega, mas também seus escritos sobre a música e podemos admitir que a estrutura musical grega influenciou e muito na tradição da música clássica árabe.

A música clássica se desenvolveu nos palácios e ambientes urbanos, tornando-se cada vez mais rebuscada ao longo dos séculos, principalmente com a inserção de elementos do extremo Oriente, em que as notas podem ser divididas em sub-notas.



Na época das Cruzadas, a Europa adquiriu vários instrumentos musicais dos árabes e alguns deles fazem parte atualmente da Orquestra Ocidental.

Também os califados do Magreb, em contato com Portugal e Espanha, desenvolveram estruturas musicais e ritmicas estilizadas e pode -se dizer  miscigenadas, o estilo: "nuba".



Enquanto os centros urbanos desenvolviam uma estrutura rebuscada,  os beduínos mantiveram a tradição vocal, cantos acompanhados apenas por palmas, bastões percurtidos no chão, tendo apenas o Hebab,  um instrumento de corda muito rústico, provavelmente ancestral do alaúde e parecido com o nosso Berimbau. O Hebab pode ter uma corda, duas ou, no máximo, três.

Mas, tanto nos recintos urbanos quanto entre as caravanas a métrica poética  estava baseada na repetição das estrofes, um ciclo rítmico e repetitivo que veio posteriormente acrecentar-se também nos cantos religiosos.

Pode parecer, em um primeiro momento, que a música árabe é simples  por não usar a poliritimia mais comum no Ocidente, em que todos os instrumentos se fundem em uma única harmonia, entretanto, o seu aspecto singular se deve ao fato de que cada instrumento possui um tom especial e se destaca dos demais, isso favorece ao improviso no meio das composições e não é tão simples quanto parece.

Mais a fundo....

HISTÓRIA 

PERÍODO PRÉ-ISLÂMICA 
Não há evidências definitivas científica que comprove a existência na Península Arábica da música árabe, entendido no sentido moderno do termo, na época antes do Islã, durante o período conhecido como jahiliyyah . Mas a maioria dos historiadores concorda que havia diferentes formas de música entre o V e VII a. C. . Como na maioria das civilizações é assumido que a existência da música Arábia remonta à origem da poesia árabe , como os poetas recitam seus poemas árabes usado para tom e ritmo musical. Cantar não era o trabalho de poetas ou músicos, este trabalho é jogado com as mulheres belas vozes que tocavam instrumentos como o alaúde , a rabeca ou tambor . Também é usado o coro por causa de sua simplicidade técnica.

IDADE MÉDIA 
Al-Kindi (801-873) foi o primeiro teórico grande da música árabe. Ele propôs a inclusão de uma quinta corda ao alaúde e refletiu sobre as conotações cosmológicas de música. Ultrapassada a obra do grego usando a notação alfabética para cada oitava. Ele publicado quinze tratados sobre teoria de música, que, no entanto, apenas cinco sobreviver. Em um de seus tratados usado a palavra música pela primeira vez em árabe. Al-Farabi (872-950) escreveu um livro notável sobre música, Kitab al musiqi al Kabir (O Grande Livro da Música). Seu sistema de som ainda é usado na música árabe ainda. 
Al-Ghazali (1059-1111) escreveu um tratado em música persa em que declarou o estado de êxtase é causada por ouvir música. Em 1252, Safi Eddin desenvolveu uma maneira original de escrever música onde o ritmo é representado geometricamente. Algo semelhante não iria aparecer no Ocidente até 1987 , quando Kjell Gustafson publicou um método de representação de uma taxa como um gráfico bidimensional. Al-Andalus tornou-se o século XI, o principal centro de instrumentos musicais que foram usados ??pelos trovadores occitano, cuja mão varreu a Europa. 

IDADE MODERNA 
O Egito foi o primeiro país árabe a experimentar um forte nacionalismo no século XX , tornando-se independente depois de ter sido por muito tempo sob domínio estrangeiro. Música turca adequada para o Império Otomano foi substituído pela música nacional egípcio e Cairo se tornou um centro de inovação musical. Um dos primeiros cantores do sexo feminino se aproximou da música secular era Kalzum Umm , seguido por Fairuz . Ambos foram muito populares ao longo do tempo e são considerados lendas da música árabe. 

ÁRABE POP 
Durante a década de 1950 e 1960, a música árabe começou a receber grandes influências da música ocidental, com artistas como Abdel Halim Hafez . Na década de 1970 um grupo de cantores seguiram o exemplo e que levou ao nascimento da música pop árabe. Este gênero é composto por músicas de estilo ocidental, mas cantado em árabe e acompanhados por instrumentos tradicionais árabes, de modo que o som resultante é uma mistura de Oriente e Ocidente. Nos anos 1990, vários artistas deram esse estilo, se Amr Diab , Hisham Abbas , Asalah Nasri , Mostafa Amar , Najwa Karam , Nawal Zogbi , Wael Kfoury , Latifa , Cheb Khaled , George Wassuf , Marwan Khoury e Hakim . 
Em 1996 Amr Diab lançou a canção intitulada Habibi ya nur o ain , que se tornou um sucesso não só nos países árabes, mas em todo o mundo. Música Amr Diab de três civilizações misturados em uma única canção: Arabian bateria e pandeiro, música de acordeão típico do ar a partir do francês e flamengo espanhol. A canção abriu as portas para a popularização da música árabe. 
Mais recente é o caso de Nancy Ajram celebridade musical libanês. Quando ele tocou a música K'naan "Flag Wavin '", em árabe, a Copa do Mundo de 2010.



A seguir vou vim com 3 vídeos, sobre alguns cantores, que amei vendo no you tube!!!!!


Espero que tenham gostado!!!!
Até a próxima..Mil beijos!

By Luciane Bueno

Nenhum comentário:

Postar um comentário