domingo, 28 de julho de 2013

Arábia

Então Pessoal, essa semana entre outra vou colocar posts sobre esse mundo que é tão distante!Mas que tem uma cultura tão rica!Espero que vocês gostem!Hoje vou falar de curiosidades, cultura, religião,roupas.....etc...

A CULTURA 
A cultura árabe manifestou-se principalmente na arquitetura e na literatura. A arquitetura árabe foi grandemente influenciada pela arquitetura persa, indiana e bizantina. As edificações mais célebres foram as mesquitas, construções requintadas e decoradas luxuosamente com fragmentos das sentenças do Alcorão, figuras geométricas, plantas e flores, formando belíssimos arabescos. A representação de figuras humanas ou de animais era proibida.

CURISIOSIDADES ANTIGAS E ATUAIS
1 Cleópatra testava e eficiência de seus venenos dando-os aos escravos. A rainha egípcia (69 - 30 a.C) ocupava vinte damas de companhia na preparação de seus banhos. Ficava até seis horas mergulhada na água extraída de plantas aromáticas.
2 Em todos esses desertos florescem verdadeiras ilhas de verdura e de frescor, chamadas "oásis". Alguns têm uma superfície insignificante: uma fonte rodeada por algumas árvores - o indispensável para justificar a esperança daqueles que vagam no deserto.
3 Das sete maravilhas do mundo antigo, as oitenta pirâmides são as únicas sobreviventes. Foram construídas por volta de 2690 a.C., a 10 km do Cairo, capital do Egito. As três mais célebres pirâmides de Gizé ocupam uma área de 129.000 m2. A maior delas (Queóps) foi construída pelo mais rico dos faraós, e empregou cem mil operários durante 20 anos. Se enfileirássemos os blocos de granito das três pirâmides, eles dariam a volta ao mundo.
4 O incenso era muito valioso no Egito Antigo. Muitas árvores foram importadas do Oriente para serem plantadas naquele país;
5 O alfabeto árabe se escreve e se lê de trás para frente; as revistas também são lidas de trás para frente.
6Palavras e Expressões Árabes:
Marhaba – bem vindo 
Ana - "eu"
Asmarani - "morena" 
Assaya - bastão.
 Raqs al Assaya designa a dança do bastão.
Baladi - Literalmente, "meu país". Diz-se também de tudo que é "de raiz", com apelo popular; também o nome de um ritmo.
Bedlah - Roupa tradicional de palco: soutien, saia e cinturão bordados.
Dabqe - Dança folclórica do Líbano e da Síria, que se dança em roda, de mãos dadas, marcando o ritmo com os pés. Na ponta da roda, uma pessoa, em geral, a mais sênior do grupo, dá a direcção e segura um lenço.
Ahlan ua sahlan - Seja bem-vindo.
Aiuny - "meus olhos"
Albi - "meu coração"
Melaya Laf - "lenço enrolado". Também a dança teatralizada de uma situação quotidiana egípcia: a mulher que dança com a melaya, um pano preto, pesado, com o qual envolve o corpo.
Mizmar - Instrumento de sopro, feito de bambu, muito utilizado no saidi. Membro da família do oboé, produz um som fino, estridente.
Habibi - "meu amor"
Halewa - "doce", "doçura"
Hayati - "Minha vida"
Hob - "amor"
Jamila, gamila - "bela". 
Khaligi - Dança folclórica de países do Golfo Pérsico, como Kwait, Arábia Saudita, Emirados Árabes; O ritmo mais utilizado na música khaligi, o Soudi, também é chamado khaligi às vezes. 
Layeli - "Noites"
Maktub – já estava escrito
Maqam - "tom". (plural: maqamat) 
Masri - "egípcio"
Derbak, dumbek, darbuka - Instrumento de percussão que dá a base do ritmo. Tradicionalmente de cerâmica e pele de bode ou peixe, tem actualmente corpo de metal e couro sintético.
Raqs - "Dança"
Raqs al Nasha"ar - Dança do golfo, 
khaligiRaqsa - BailarinaQamar - "Lua". Popularmente, omite-se a letra "qaf" das palavras, de modo que é igualmente correta a escrita "amar"Tribal - estilo de dança norte-americana que procura fundir elementos de várias outras danças, como flamenco, danças indianas e fragmentos de danças grupais do magreb, como a guedra. Não se trata de uma dança árabe, mas uma proposta de uma dança inédita, ainda que conservando parte das outras tradições.
Zaghareet - ululação de celebração, indicando alegria em ver algo beloSaidi - Designa as pessoas do sul do Egito; dança folclórica egípcia; nome de um ritmo. 
Shamadan - "candelabro'; 
raqs al shamadan; dança do candelabro.
Shams - "sol"
Shoof - "Olhe!"
Tabla - Percussão.
Taqsim - "Improviso". Elemento solo da estrutura musical árabe. O taqsim é geralmente executado por um instrumento de corda (qanum, violino) ou sopro (nay, mizmar). Apesar de o solo de derbake encaixar-se na "definição" de taqsim, não é considerado como tal.
Saggat – snujs, crótalos

6Os Árabes, aqui do Líbano tem a crença de que quando chega um bebê recém-nascido em casa é preciso rasgar um pão árabe (pão folha) e comer um pedaço. Acreditam que se isso não for feito, haverão  ratos na casa.

7As mulheres tem o costume de fazer a leitura da borra do café (kariet el finjan)como  aqui é feito o café turco (é o pó de café colocado diretamente na água fervente, sem ser filtrado) serve-se na xícara e após beber o café, resta a borra depositada no fundo que é espalhada e deve secar por alguns minutos, depois a pessoa que tem o dom de interpretar, faz a leitura através dos desenhos que ela vê no pó. Segundo o que aprendi a leitura tem base em um livro que diz o significado dos desenhos, deve ser feita pela manhã ou durante o dia, o dia ideal é sexta-feira.

8Ao se sair do banho, ou se a pessoa fez a barba, pintou o cabelo ou algo do gênero, os árabes tem o hábito de dizer Naiman" que seria um cumprimento pela higiene e a resposta é "Naiman alek"

9Sempre que se inicia a refeição diz-se "Sahten" que seria bom apetite, e a resposta é "ala albek" para mulher e "ala albak" para homem

10A mulher que engravidar sem ser casada deve abortar seu filho, sendo ela muçulmana ou não. A mãe solteira não é aceita pela sociedade árabe.

11Os árabes quando vão beber água em alguma garrafa nunca encostam a boca no bico da garrafa então quando encontram uma garrafa de água por aí podem beber tranquilamente.

12O final de semana dos muçulmanos é quinta e sexta, quinta é como se fosse o nosso sábado e a sexta é como se fosse nosso domingo. Em países do golfo pérsico como: Emirados e Bahrain, a semana é seguida dessa forma, já que esses países são considerados muçulmanos. No Líbano, onde predomina o cristianismo, a semana é igual ao Brasil.

13Os muçulmanos não comem com a mão esquerda porque é a mão que usam para se higienizar. Antes de ir a mesquita precisam estar totalmente limpos, alguns até lavam por dentro do nariz aspirando água para estar completamente limpos.

14No Líbano falta luz o tempo todo. A luz que é fornecida pelo governo é cortada por algumas horas por isso as pessoas pagam um segundo fornecedor que são empresas privadas.

15Em países como a Síria e Líbano os homens tem como hobby a caça, gostam de ir para as montanhas,para caçar pássaros e outros animais maiores.

16Não gostam de pelos, as mulheres geralmente depilam todo corpo, os braços, as costas. A maioria dos homens depilam as axilas e alguns o peitoral.
17LIGA ARABEPaíses :  Egito (Egipto)  Iraque  Jordânia  Líbano  Arábia Saudita  Síria  Iémen (Iêmen)  Líbia  Sudão  Marrocos  Tunísia  Kuwait  Argélia  Emiratos Árabes Unidos  Bahrein  Qatar  Omã  Mauritânia  Somália  Palestina  Djibouti  Comores

RELIGIÃO
Islamismo O islã é uma das mais importantes religiões mundiais (a população muçulmana é estimada em mais de 935 milhões), originária da península da Arábia e baseada nos ensinamentos de Maomé (570-632), chamado o Profeta. Segundo o Alcorão, o Islã é a religião universal e primordial. O muçulmano é um seguidor da revelação divina contida no Alcorão e formulada pelo profeta Maomé. Já que, no Alcorão, muçulmano é o nome dado aos seguidores de Maomé (Alcorão 22,78), os muçulmanos sentem-se ofendidos quando são chamados de maometanos pois isto implica a idéia de um culto pessoal a Maomé, proibido no Islã.No que se refere à prática islâmica, cinco deveres — conhecidos como os "pilares do Islã"— são fundamentais:– profissão da fé ou testemunho; "Não há nada superior a Deus e Maomé é seu enviado". Esta profissão deve ser feita, publicamente, por cada muçulmano pelo menos uma vez na vida. – cinco orações diárias. Durante a oração, os muçulmanos olham em direção à Caaba, em Meca (Makka). Antes de cada oração comunitária, é feita uma chamada pública, pelo muezim, a partir do minarete da mesquita. – Pagar o zakat (óbolo), instituído por Maomé. – jejum no mês de Ramadã. – peregrinação à Caaba, em Meca. Todo muçulmano adulto, capacitado fisicamente e dotado de bens suficientes, deve realizá-la pelo menos uma vez na vida. Além destas cinco instituições básicas, o Islã impõe a proibição do consumo de álcool e carne de porco.

Ramadã
É um mês sagrado para todos os muçulmanos. É um período de  jejum, da alvorada até o pôr do sol,  abstendo-se de comida, bebida e relações sexuais, no intuito de despertar a consciência de igualdade entre as pessoas e ganhar força diante das dificuldades impostas pela vida. Considerado também uma forma de purificação espiritual, o costume é praticado uma vez por ano, durante 30 dias, de acordo com o calendário lunar.   A prática, uma das mais conhecidas no Oriente, tem grande importância não só para a comunidade islâmica, mas para toda a sociedade, pois demonstra a abrangência e a tolerância da religião entre todos os povos e crenças. Na impossibilidade da realização da prática, os fiéis devem alimentar uma pessoa necessitada para cada dia não jejuado. Ao término do período, as pessoas oram e aproveitam para praticar o perdão e se confraternizarem, reafirmando os ensinamentos seguidos, entre eles o Amor e a Paz entre os homens. Segundo o presidente da Mesquita Brasil (Sociedade Beneficente Muçulmana), Adiel Fares, “essa também é uma oportunidade para respeitar o semelhante”.Neste ano de 2013 começou dia 9 de julho e vai até 7 de agosto.

AS MULHERES ÁRABES
Por que a mulher árabe tem que usar véu?
Originalmente, as muçulmanas – e não todas as árabes - deveriam usar o véu por modéstia e por recato  Essa decisão deveria ser delas perante Deus, ninguém deveria obrigá-las a isso. Mas o que acontece, em muitos casos, é que a sociedade pressiona muito e os motivos acabam sendo muito mais externos – “todas usam, você também tem que usar”. O importante seria ter uma atitude de recato quando se está em público e não apenas a vestimenta ser recatada. O véu é usado de diversas maneiras e, muitas vezes, o modo de amarrar, o quanto do rosto está exposto, o tecido ou as cores, denotam de onde a mulher é, de qual religião e classe social, se mora em área urbana ou rural etc. É também uma maneira de identificação, de pertencimento social. Acho interessante o fato de quase nunca se mencionar que os homens muçulmanos também deveriam usar (e vários usam) roupas largas, que não mostrem o corpo, e também cobrir a cabeça, pelas mesmas razões! 

Quais as diferenças entre as mulheres árabes de diferentes religiões?
A religião é elemento importante nos países árabes e ela faz parte ativa da vida da maioria das pessoas, está intimamente ligada á identidade delas, seja por seguirem seus preceitos ou pelo convívio social. Todos aprendem desde cedo a ter relações sociais e comerciais com pessoas de outras religiões, mas existem limites para esta convivência. Ainda é um incômodo haver um casamento entre pessoas de religiões diferentes, principalmente por causa da criação dos filhos. Em termos de cotidiano, a maioria das religiões prega atitudes semelhantes, como amar a Deus e ao próximo, fazer o bem, respeitar os pais e os mais velhos, fazer caridade, jejuar etc. Mas cada uma vai estruturar estas ações com justificativas próprias, formando um corpo de ensinamentos bastante consistente e integrado, e é difícil descrever essas diferenças com precisão.  

O TURBANTE, COMO A MULHER ARÁBE -  MUÇULMANA FAZ
Você sabe fazer um turbante? Não? É mais fácil do que você imagina, olha só: 

E agora por fim, as roupas que os homens e as mulheres usam por lá:

Adicionar legenda
 
Adicionar legenda


Espero que vocês tenham gostado, mas gente é meu sonho morar em Dubai, ou pelo menos conhecer, mais para frente conto o porque!!!!
Sugestões e dúvidas, podem comentar!!!!!!
Até a próxima!


By Luciane Bueno

Nenhum comentário:

Postar um comentário